26 abril 2013

O norueguês

O norueguês (norsk) pertence à família das línguas indo-germânicas. Ele é falado por cerca de cinco milhões de noruegueses, que vivem principalmente na Noruega.  

A língua norueguesa foi normalizada em quarto formas, das quais duas possuem hoje um status oficial:

- Bokmål, a "a língua do livro"
- Nynorsk, o Norueguês novo
- Riksmål, o idioma do reino. Este é um Bokmål conservativo, muito próximo e orientado no Dinamarquês, sem status official
- Høgnorsk, Norueguês-alto, muito conservativo e orienta-se no padrão antigo do Nynorsk, sem status oficial. 

Bokmål/Riksmål, muitas vezes chamado de Norsk ("norueguês") é escrito por cerca de 85 a 90 porcento da população Noruega e pelo ponto de vista linguístico não é um idioma próprio, e sim em parte um dinamarquês anorueguesado. Riksmål é uma variante não-oficial, que se parece muito ao Bokmål e está preso à tradição literária dinamarquesa e norueguesa e por isso pouco "anorueguesado".
 
Por último o Høgnorsk só é usado em pequenos grupos. As duas variantes Bokmål e Nynorsk possuem muitos elementos do sueco. Noruegueses, dinamarqueses e suecos entendem-se muito bem, mas os noruegueses entendem melhor os outros grupos do que o dinamarqueses e suecos entre si. Os noruegueses também têm melhores condições em aprender o Faroês e o Islandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário