03 dezembro 2013

O mais importante ao estudar a gramática de uma língua estrangeira

Katharina Scherer  / pixelio.de


Hoje queremos dar algumas dicas do que você realmente precisa saber sobre a gramática de uma língua estrangeira.

Primeiro vamos mostrar por onde você pode começar e o que você deve deixar para a aprendizagem posterior.

O aprendizado com a gramática deve sempre seguir esta regra: 

Comece estudando sempre do mais simples para o complexo.

A final de contas é pouco útil você começar a estudar orações subordinadas altamente complexas ou aprender uma regra de exceção raramente usada.

Tenha sempre em mente que o objetivo de seus esforços é aprender a falar um novo idioma! É claro que mais tarde você vai lidar com fenômenos gramaticais mais difíceis, mas você deve começar sempre com um capítulo simples e básico.



Primeiro aprenda o básico sobre as diferentes categorias gramaticais.

Depois veja se você é capaz de responder as seguintes perguntas: 
- em relação aos numerais: Como contar em uma língua estrangeira até cem?
- em relação aos substantivos: Como formar o plural? Os substantivos da língua estrangeira são declinados? Se sim, como se usa o acusativo e o dativo de um substantivo?
- em relação aos artigos: Existe artigos definidos ou indefinidos?
- em relação aos adjetivos: Onde é a posição dos adjetivos (antes ou depois da palavra a que se referem)? Como se usa o grau dos adjetivos? Como comparar com um adjetivo?
- em relação aos verbos: Os verbos são conjugados? Se sim, há diferentes classes de verbos? Como construir o presente, o passado e o futuro de um verbo? Quais são os verbos mais usados? Há muitos verbos irregulares?
- em relação aos pronomes: Quais são os pronomes pessoais? Quais são os pronomes possessivos? Os pronomes são declinados?
- em relação à sintaxe: Como é a regra básica de construção de uma oração na língua estrangeira? Como uma frase é negada nesta língua? Como fazer uma pergunta?
Se você é capaz de responder estas perguntas, então seus conhecimentos na língua estrangeira são sólidos e você pode facilmente compreender e construir frases. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário