18 fevereiro 2014

Os números e os dias da semana em Norueguês

Os números de 1 a 20

Aprenda a contar em norueguês de um a vinte e confira os exemplos abaixo:

en/ett
um
to
dois
tre
três
fire
quatro
fem
cinco
seks
seis
sju/syv
sete
åtte
oito
ni
nove
ti
dez
elleve
onze
tolv
doze
tretten
treze
fjorten
quatorze
femten
quinze
seksten
dezesseis
sytten
dezessete
atten
dezoito
nitten
dezone
zwanzig
vinte

Exemplos:

Han er ett år gammel. (Ele tem um ano de idade.)
Bussen kommer om fem minutter. (O ônibus chega em cinco minutos.)
Fire kopper kaffe, takk! (quatro xícaras de café, por favor!)
Jeg var gift i tolv år. (Eu fui casado por doze anos.)
I sommer skal jeg reise rundt i Norge i fjorten dager. (No verão, eu vou viajar quatorze dias pela Noruega.)

Os dias da semana em Norueguês

mandag
segunda-feira
tirsdag
terça-feira
onsdag
quarta-feira
torsdag
quinta-feira
fredag
sexta-feira
lørdag
sábado
søndag
domingo

Exemplos:

Har du tid på mandag? (Você tem tempo na segunda-feira?)
Skal vi gå pa kino på onsdag? (Vamos quarta-feira ao cinema?)
fredag skal jeg ut og spise med en arbeidskollega. (Na sexta-feira, eu vou comer com os meus colegas de trabalho.)

Em nynorsk há algumas pequenas diferenças. Veja o quadro:

måndag
segunda-feira
tysdag
terça-feira
onsdag
quarta-feira
torsdag
quinta-feira
fredag
sexta-feira
laurdag
sábado
søndag
domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário